Pular para o conteúdo principal

Amina


As aminas são substâncias orgânicas constituídas de uma cadeia carbônica ligada a um átomo de nitrogênio. São compostos derivados da amônia (NH3), onde ocorre à substituição de um, dois ou três átomos de hidrogênios por radicais orgânicos (R), que podem ser grupos alquilas ou arilas. Lembrando que grupos arilas são radicais derivados dos alcanos, e arilas derivados de um anel aromático. Dessa forma podemos ter aminas do tipo alifáticas e aromáticas.
 Em função dessa quantidade de hidrogênios que é substituído, podemos classificar as aminas em primarias (R-NH2), secundárias (R1R2NH) e terciárias (R1R2R3N). Nas aminas primárias apenas um dos hidrogênios é substituído por um radical orgânico, como por exemplo, na molécula a seguir CH3 – NH2, nas secundárias temos a substituição de dois átomos de hidrogênios, como no caso de CH3-NH-CH3 ­e nas terciarias todos são substituídos.





(Mackenzie-SP) A adrenalina tem fórmula estrutural dada abaixo:
Neste composto podemos identificar os seguintes grupos funcionais:
  1. Fenol, álcool, amina
  2. Álcool, nitrocomposto e aldeído
  3. Álcool, aldeído e fenol
  4. Enol, álcool e cetona
  1. Cetona, álcool e fenol
Alternativa 'a'.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nitrocomposto

  Os nitrocompostos são substâncias que contêm um ou mais grupos nitro (NO2) em sua molécula. Os nitrocompostos aromáticos são muito utilizados como explosivos. Temos os seguintes nomes para as estruturas de nitrocompostos: H 3 C __ NO 2 : nitrometano H 3 C __ CH 2 __ NO 2 : nitroetano H 3 C __ CH 2 __  CH 2 __ NO 2 : 1- nitropropano https://brasilescola.uol.com.br/quimica/nitrocompostos.htm (UNIP-SP) A fórmula estrutural da paradinitrobenzeno é: Alternativa “a”. Observe a fórmula do 2,4,6-trinitrotolueno (TNT):

Ésteres

  Ésteres são compostos orgânicos derivados dos ácidos carboxílicos. Os ésteres possuem um radical carbônico no lugar do hidrogênio dos carboxílicos, sendo essa a característica que distingue um do outro.   É através da esterificação que surgem os ésteres. O Éster não é solúvel em água, mas sim em álcool, éter e clorofórmio. O ponto de ebulição do éster é menor do que o dos álcoois. Nomenclatura  O prefixo corresponde ao número de carbonos. É seguido do intermédio, o qual indica o tipo de ligação química.  Depois disso, o elemento recebe o sufixo “ato” e é ligado pelo elemento “de”. A seguir, o radical tem o final “ila”.  O nome etanoato de butila surge da seguinte forma: prefixo et = 2 carbonos intermédio an = ligações simples acréscimo da partícula “oato” ligação de radical butil sufixo = ila Para que Servem os Ésteres? Os ésteres possuem cheiro e aroma agradáveis, daí decorre a sua principal aplicação. Eles são...